E-Social

E-Social

O que é o eSocial Empresas?

É um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade.

Site: http://portal.esocial.gov.br/

O que o eSocial SST irá exigir? Como podemos ajudar? Álvaro Bahls Engenharia de Segurança é Seu Parceiro da Implantação do eSocial Quais Empresas Devem Implantar o eSocial? Vantagens Para Empresa

Basicamente informações relacionadas à segurança e medicina do trabalho dos colaboradores. Como exemplo podemos citar o mapeamento dos ambientes de trabalho e riscos de cada trabalhador, o acidentes de trabalho ocorridos e exames ocupacionais realizados.

De acordo com a Portaria Nº 1.419, de 23 de Dezembro de 2019, os eventos de SST – Saúde e Segurança do Trabalho, foram postergados e serão enviados a partir de Setembro de 2020.

Com as mudanças, alguns eventos foram retirados ficando apenas:

  • S-2210 (Comunicado de Acidente de Trabalho)
  • S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador)
  • S-2240 (Condições Ambientais)

S 2210 – Comunicado de Acidente de Trabalho

Como sabemos, o CAT é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional.

A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. Em caso de morte, a comunicação deverá ser imediata.

A empresa que não informar o acidente de trabalho dentro do prazo legal estará sujeita à aplicação de multa altas, conforme disposto nos artigos 286 e 336 do Decreto nº 3.048/1999.

O evento 2210 é utilizado para comunicar acidente de trabalho envolvendo empregado e/ou trabalhador avulso. Atenção! A partir do momento que a empresa aderir o esocial e estiver nesta fase, não existirá mais o CAT web para empregador, existirá somente para terceiros.

S 2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador

O evento detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador (avaliações clínicas, por exemplo), durante todo o vínculo laboral com o empregador/contribuinte/órgão público, por trabalhador, no curso do vínculo ou do estágio. Bem como, os exames complementares aos quais foi submetido com respectivas datas e conclusões.

Também são registradas nesse evento as informações relativas ao exame toxicológico realizado pelo motorista profissional. O objetivo em enviar o exame toxicológico através deste evento, é para que o CAGED seja substituído.

Devem ser obrigatoriamente informados neste evento, os exames previstos nos quadros I e II da NR–07 e aqueles indicados no PCMSO, de acordo com o risco ao qual o trabalhador está exposto, além dos demais exames obrigatórios previstos na legislação.

Exames semestrais, audiometria do sexto mês após admissão e outros que sejam repetidos em prazos constantes, também são periódicos.

S 2240 – Condições Ambientais

Este evento é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo empregador/contribuinte/órgão público, indicando a prestação de serviços, pelo trabalhador ou estagiário.

Também é informado nesse evento, se a exposição aos fatores de risco (combinada ou não com as atividades descritas) cria condições de insalubridade ou periculosidade no ambiente de trabalho, bem como enseja o dever de recolhimento do adicional para financiamento da aposentadoria especial. Este evento tem boa parte das informações exigidas no PPP atual.

Espero que este artigo tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre SST 2020 em relação ao eSocial, mas se ainda tiver algo que gostaria de ser esclarecido, é só deixar nos comentários abaixo que terei um prazer enorme em responder.

A Alvaro Bahls Engenharia de Segurança utiliza o sistema de Gerenciamento de SST o RSData aonde o sistema foi utilizado pelo do GT (Grupo de Trabalho) das Empresas Piloto do eSocial com o uso do software e com o diretor Eng. Rogério Balbinot, que é Coordenador do GT das empresas piloto de SST.

Vantagens do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho para eSocial:

Sistema de mensageria, com gestão das informações com qualidade, para que o envio correto para evitar problemas futuros.

Acesso ao nosso cliente

Integrações para eSocial

Status do envio de acordo com a conformidade

Envio direto ao portal do eSocial ou por e-mail

Atualização automática de acordo com o padrão do eSocial

Nós fazemos a verificação de toda a documentação de Saúde e Segurança do Trabalho de acordo com as conformidades do Ministério de Trabalho e Emprego e da Previdência para atendimento do eSocial e, quando for necessário, um Plano de Ação para adequar sua empresa a legislação.

Agilidade na Gestão dos Leiautes e Eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo Governo Federal, através do software de Gestão de Saúde e Segurança adaptado.

Todos as empresas que mantém vínculo empregatício com seus empregados são obrigadas a implantar o eSocial. O não cumprimento da norma poderá estar passivo a multas.

Venha para Álvaro Bahls Engenharia, aqui você se prepara desde já para o eSocial e assim evita possíveis multas relativas aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Alvaro Bahls www.valorizasst.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×